COMUNICADO À MÍDIA: Tableau Public ultrapassa 1 bilhão de exibições

O Tableau Public, plataforma gratuita da Tableau para criar e publicar histórias de dados interativas na Web, ultrapassou recentemente 1.000.000.000 de exibições realizadas no mundo todo. Os principais noticiários, como a BBC e a CNBC, e o principal jornal da Argentina, La Nación, além de bloggers e pesquisadores usam o Tableau Public para analisar e apresentar visualizações de dados sobre uma ampla variedade de tópicos. Tais tópicos incluem as Olimpíadas, resultados de eleições, assim como tendências globais e locais sobre saúde.

Com o Tableau Public, os jornalistas conseguem transformar dados do Excel, Google Sheets, JSON e outros formatos em visualizações que podem ser carregadas em servidores na nuvem e facilmente incorporadas a histórias em seus próprios sites. Entusiastas de todos os tipos de dados, inclusive estudantes, fãs de esportes e cidadãos ativistas, também estão usando o Tableau Public para analisar seus próprios dados. Além disso, empresas como a KPMG e a Zillow usam o Tableau Public para publicar dados sobre suas áreas de especialidade para a apreciação de todos.

Após o lançamento do Tableau 10 em agosto de 2016, um número recorde de pessoas baixou o Tableau Public. Atualmente, mais de 300.000 autores estão publicando mais de 7.000 novas visualizações por semana no Tableau Public. O aplicativo gratuito também teve um número recorde de exibições semanais durante as eleições presidenciais dos EUA, em novembro. Na semana passada, a Tableau revelou as 5 principais visualizações de 2016, votadas pelos leitores do blog do Tableau Public. Entre as principais visualizações, estavam as que analisavam os jogos NCAA March Madness, os feitiços de Harry Potter, uma análise dos Beatles, a frequência dos números sorteados no Powerball e uma previsão das eleições de 2016 dos EUA. Juntas, essas visualizações acumularam mais de um milhão de exibições e foram escolhidas por sites de conteúdo como a Mashable e discutidas por milhares de usuários em plataformas sociais, como o Twitter e o Reddit.

“No mundo todo, o diálogo sobre os dados está crescendo”, diz Ben Jones, Diretor do Programa de Difusão da Tableau e autor de Communicating Data With Tableau (O’Reilly, 2014). “Há mais dados disponíveis no domínio público do que nunca, e estamos vendo pessoas de todos os continentes usando o Tableau Public para analisar e compartilhar histórias com essas informações. É muito útil para governos e organizações tornarem seus dados disponíveis, no entanto, a maioria das pessoas não consegue compreender um arquivo CSV contendo milhões de registros. Em vez disso, o Tableau Public ajuda praticamente qualquer um a transformar esses arquivos em mapas e gráficos intensamente interativos que todos podem compreender”.

Para celebrar os autores do Tableau Public pelo mundo, a Tableau está aumentando em 50% o número de linhas de dados com o qual a plataforma gratuita consegue trabalhar, ou seja, de 10 para 15 milhões de linhas de dados. Todos os autores que tenham criado uma conta até o momento e todos os que criarem uma conta a partir de agora receberão esses recursos expandidos gratuitamente.

Sobre o Tableau Public
O Tableau Public é uma plataforma gratuita e premiada para compartilhamento de dados, que fornece aos autores 10 GB de armazenamento gratuito e agora permite conexão com arquivos de dados contendo até 15 milhões de registros.

Sobre a Tableau
A Tableau (NYSE: DATA) ajuda as pessoas a ver e a entender seus dados. A Tableau possibilita que qualquer pessoa analise, visualize e compartilhe informações rapidamente. Mais de 50.000 contas de clientes obtêm resultados rápidos com a Tableau, no escritório e em dispositivos móveis. Mais de 300.000 pessoas usam o Tableau Public para compartilhar dados públicos em seus blogs e sites. Baixe a versão de avaliação gratuita em www.tableau.com/pt-br/trial e veja como a Tableau pode ajudar você.